foto geral

No dia 30 de agosto de 2024, às 14h, o Auditório do Departamento de Ciência Florestal (DCFL) foi o cenário de uma celebração memorável: os 22 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais. O evento reuniu diversas autoridades acadêmicas e membros da comunidade universitária, sendo um momento de reflexão sobre as conquistas e o desenvolvimento do Programa ao longo das últimas duas décadas.

A mesa solene contou com a presença da Profa Herica Karina Cavalcanti de Lima, representante da Reitoria, do Prof. Edivan Rodrigues de Souza, representante da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, do Prof. Marcone Moreira Santos, Diretor do Departamento de Ciência Florestal, do Prof. Ricardo Gallo, Coordenador da Graduação em Engenharia Florestal, do Prof. José Antônio Aleixo da Silva, e do Prof. Rinaldo Luiz Caraciolo Ferreira, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais.

Durante o evento, foi ressaltado o papel de Mário Colho de Andrade Lima, considerado o patrono da Engenharia Florestal no Brasil, e sua contribuição significativa para a formação e consolidação dessa área no país. Também foi revisitada a história da criação dos cursos de Mestrado e Doutorado, e a trajetória de sucesso do Programa, que já formou inúmeros profissionais e desempenhou um papel crucial no avanço do conhecimento científico na área florestal.

Homenagens especiais foram feitas aos professores que contribuíram para o Programa, incluindo docentes aposentados, externos e estrangeiros, reconhecendo seu papel na formação dos discentes e no desenvolvimento de pesquisas relevantes. Os secretários que colaboraram com o Programa também foram homenageados.

Para os que não puderam comparecer presencialmente, o evento foi transmitido ao vivo, e o link foi disponibilizado antecipadamente. A celebração terminou com uma confraternização e o corte do bolo, simbolizando os 22 anos de sucesso do Programa, reafirmando seu compromisso com a excelência acadêmica e o avanço da ciência florestal.